WPK: entre o real e a ficção

VÍDEO // Dia 23 de Setembro às 23:00h \\

     Inúmeras imagens destes bairros aparecem na esfera pública, desde as representações que os rotulam como preocupantes, passando por aquelas produzidas a partir do emaranhado da vida e publicadas nas redes sociais pelos moradores, até às ficções cinematográficas que os encenam.

         Aquelas veiculadas pelos media e muitas vezes presentes no discurso e acção política que os representam como ilhas marginais, justapondo-se às fronteiras espaciais entre estes lugares e o resto da cidade, vêm acentuar o estigma que pesa sobre eles, e que muitas vezes é incorporado pelos próprios residentes. Contudo, estas imagens são distantes da vida social destes territórios. Reduzindo-os a categorias fixadas, distorcem a realidade que é feita de uma teia de multiplicidades muito mais complexa.

              O acesso à internet possibilita, por seu lado, que outras imagens dos bairros sejam disseminadas no espaço público da rede. As imagens de acontecimentos banais ou de práticas culturais publicadas pelos moradores nas redes sociais têm inúmeras visualizações e podem sugerir diversas interpretações. Enquanto meio de agenciamento dos habitantes, potenciam novas formas de leitura destas áreas da cidade.

             Todas estas imagens são fragmentos criados a partir de um olhar particular, enquadrados por uma moldura singular, seja ela uma câmara ou a palavra. Marcando indelevelmente o espaço e o tempo são simultaneamente objectos com uma força pensativa autónoma. Sugerem pois a potência de com eles experimentar processos combinatórios para a produção de novos argumentos e narrativas, em trânsito entre o documental e a ficção.

                Topias Urbanas convida a repensar as imagens que temos de Marvila, através do olhar de alguns dos seus habitantes. Será apresentado um exercício vídeo, feito em conjunto com um grupo de jovens moradores, resultado dessa experimentação. Uma proposta que atende aos modos de ficção usados por cada participante tanto para documentar as suas vivências no bairro como para criar imagens a partir do seu imaginário.

Joana Braga


Biblioteca de Marvila • Entrada livre •


Coordenação artística: Ana Riscado, Joana Braga
Co-criação: Iuri Pinheiro, Fábio André, Manuel Ferreira, Samuel Silva
Participação: Carlos Rocha, Diogo Campos, Diogo Miranda, Fábio Capitão, Ivo, Joana Reis, João Flor, João Pedro Pinto, Maria Lobato, Miguel Carneiro, Natanael Andrade, Nelson Oliveira, Paulo Flor, Piri, Renata, Ruben Falcão,  Ruben Mestre, Sandro Fernandes.
Pos-produção vídeo: Kino Sound Studio
Pesquisa de campo: Ana Riscado, Joana Braga
Assistência produção: Mafalda Jacinto
Produção executiva: Ana Riscado, Joana Braga
Apoio: Biblioteca Municipal de Marvila BLX – CML
Produção: Topias Urbanas, AND Associação de Arte e Pesquisa, Maria Matos Teatro Municipal

Apresentação no âmbito da rede Create to Connect com o apoio do Programa Cultura da União Europeia